Linha de Pesquisa: Linha 1: Novos contextos de aprendizagem

Data de Início: 2019

Projeto de Pesquisa: EDUCAÇÃO CIDADANIA, PESQUISA DE INTERVENÇÃO E NOVAS ANÁLISES

Descrição: O projeto de pesquisa tem como objetivo discutir os pressupostos teórico-metodológicos da articulação entre educação, cidadania e pesquisa de intervenção, possibilitando análises construídas numa perspectiva interdisciplinar.



Linha de Pesquisa: 
Linha 2: Novas formas de subjetivação e organização comunitária

Data de Início: 2019

Projeto de Pesquisa: PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO: DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO EM CONTEXTOS DE ORGANIZAÇÃO COMUNITÁRIA

Descrição: O projeto de pesquisa objetiva investigar os aspectos psicodinâmicos nos diferentes processos de subjetivação de mulheres e homens em contextos de organização comunitária, a partir da utilização das técnicas gráficas e projetivas como mediadoras e facilitadores do intercâmbio social. O projeto procurará, também, desenvolver saberes e competências para a assistência de pessoas com adoecimento psíquico, contribuindo para a formação por meio através da vivência nas equipes de saúde. As atividades planejadas tem o propósito de potencializar espaços de atenção à saúde, articulando saberes e práticas multidisciplinares na perspectiva do diálogo com mulheres e homens, da formação de laços sociais e novas construções de sentido sobre si e a realidade. Centrado nos princípios de uma educação emancipatória, histórico-crítica e com base nos pilares da legislação em saúde e educação o projeto destaca o diagnóstico e as intervenções como ações mediadoras para o planejamento e realização de ações em diferentes contextos de organização comunitária. A proposta do projeto de pesquisa surge em razão de reflexões acerca dos processos de adoecimento psíquico e dos discursos sobre gênero nos diferentes contextos de organização comunitária.


Linha de Pesquisa: Linha 2: Novas formas de subjetivação e organização comunitária

Data de Início: 2019

Projeto de Pesquisa: PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO E A QUESTÃO DA FORMAÇÃO HUMANA

Descrição: Diante do crescente interesse pela formação humana, nos propomos a um processo de aprofundamento na mesma, buscando uma análise no que concerne à essa questão via os processos de subjetivação, seguindo o subtítulo de ?Ecce homo? como alguém se torna o que é?, obra de Nietzsche. Que alguém se torne o que é pressupõe que não suspeite sequer remotamente o que é. Os resultados esperados apontam para que a formação humana, vai sendo construída em uma grande luta, pois para se ?chegar a ser o que se é?, é necessário combater o que já se é. Assim, percebe-se o problema lançado: ?Como compreender a questão sobre a formação humana relacionada aos processos de subjetivação? No referente ao método, utilizaremos o procedimento: histórico, comparativo e intuitivo. Nosso objetivo geral é analisar a questão sobre a formação humana, buscando perceber as implicações das ideias disseminadas pelas mais variadas instâncias de capturação da subjetividade, tendo como mote o subtítulo de ?Ecce homo?, ?como alguém se torna o que é?, sendo este um lema das ?Odes Píticas? de Píndaro.


Linha de Pesquisa: Linha 1: Novos contextos de aprendizagem

Data de Início: 2019

Projeto de Pesquisa: EDUCAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO SOCIAL EM NOVOS CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM: PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR NO MESTRADO PROFISSIONAL

Descrição: A pesquisa encontra-se vincada na linha 1 ? Novos Contextos de Aprendizagem- do Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES), da Universidade do Estado da Bahia/Campus XI e tem como objetivo investigar como a perspectiva interdisciplinar é evidenciada na interlocução entre educação, políticas públicas e desenvolvimento social em novos contextos de aprendizagens.


Linha de Pesquisa: Linha 2: Novas formas de subjetivação e organização comunitária

Data de Início: 2019

Projeto de Pesquisa: TERRITÓRIO, CULTURA E ESPAÇO URBANO: LEITURA GEOGRÁFICA INTEGRADA A PARTIR DAS PEQUENAS CIDADES

Descrição: Na cidade grande ou de médio porte há, inegavelmente, uma expressiva concentração de equipamentos culturais, como teatros, cinemas e museus, por exemplo. No Brasil, há muitas cidades de pequeno porte que não dispõem desses equipamentos listados. Todavia, a fruição cultural, observada na produção artística e nas diferentes manifestações culturais acontece tanto no espaço rural quanto no espaço urbano das centenas de municípios do território brasileiro e em cidades de diferentes níveis hierárquicos, ou seja, não deve-se confundir equipamentos culturais, que são elementos físicos, tangíveis na paisagem geográfica, com manifestações culturais, que se constituem em patrimônio imaterial que se expressa de diferentes formas e em diferentes lugares. Ressalta-se aqui que essas manifestações estão se tornando cada vez mais urbanas. Assim como se observa também um processo de valorização da dimensão imaterial da questão cultural, notadamente nos dois últimos decênios, após o alargamento do conceito de cultura. No contexto do espaço urbano, as abordagens sobre questão cultural se complexificam e ficam mais interessantes para análise do pesquisador. No presente projeto de pesquisa, que integrou uma atividade de pesquisa e extensão mais ampla, intitulada de ?Geografia cultural nos espaços educacionais?, buscou-se fazer uma da análise integrada da paisagem urbana, considerando-se suas dimensões materiais e imateriais, a partir de temáticas e questões culturais. Objetivou-se fazer uma proposição de uma análise geográfica integrada, a partir da questão cultural, considerada como articuladora e problematizadora, fazendo-se uso de conceitos clássicos da ciência geográfica, como território, região e paisagem, dimensionados, analiticamente a partir do dinamismo espacial, notadamente do espaço urbano. Além dessa abordagem geográfica integrada, partindo sobretudo dessa concepção articulada e alargada da questão cultural, chama-se atenção para o cuidado com uso de conceitos de forma estanque, mecânica e descontextualizada. Quando se fala em paisagem cultural, por exemplo, pode-se questionar: quais os agentes responsáveis pela produção desse conjunto paisagístico, partindo do conjunto edificado? Ao se debruçar sobre esse questionamento, buscando esclarecê-lo, inevitavelmente transita-se por questões de natureza política (ao se analisar templos católicos deve-se destacar a natureza política da instituição igreja) ou econômica (sobrados que representem o espólio residual dos grandes grupos econômicos de algumas cidades históricas). Daí a necessidade dessa leitura geográfica integrada e articulada, partir das questões culturais materiais e imateriais.


Linha de Pesquisa: Linha 2: Novas formas de subjetivação e organização comunitária

Data de Início: 2019

Projeto de Pesquisa: DIVERSIDADE E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES: INTERFACES ENTRE O CAMPO TEÓRICO, POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS

Descrição: É um subprojeto do Projeto de Pesquisa em rede internacional – Diversidade Cultural e Educação: Estudos comparados e perspectivas, que acontece integrado com as seguintes universidades: Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Universidade Federal de Goiás; Faculdade de Inhumas – Brasil; Universidade de Ferrara, Itália; University of Calgary, Canadá; Université de la Rochelle, França; Universidade de Havana, Cuba; Universidade Pedagógica, Moçambique. A proposta do subprojeto visa: promover relações de diálogo entre pesquisadores, sobre os diferentes itinerários de pesquisa em políticas de educação e formação de professores, problematizando os diferentes aspectos relacionados à gestão educacional, às reformas educacionais, ao plano nacional de educação e a nova base nacional comum curricular.


Linha de Pesquisa: Linha 1: Novos contextos de aprendizagem

Data de Início: 2019

Projeto de Pesquisa: CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E CURRÍCULO ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO ACADÊMICA EDUCACIONAL BRASILEIRA

Descrição: O projeto visa adentrar nos aspectos de organização curricular e a inclusão de estudantes com deficiência. Notadamente, a temática requer uma demarcação sobre a necessidade de alterar, flexibilizar o currículo ou mantê-lo intocável frente aos possíveis desafios advindos da interação com estudantes com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, doravante denominados público alvo da Educação Especial. Vincula-se ao grupo de Pesquisa Epods e tem o fito de contribuir ao campo de pesquisa na área de Educação Especial.


Linha de Pesquisa: Linha 1: Novos contextos de aprendizagem

Data de Início: 2019

Projeto de Pesquisa: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM NOVOS CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM: PERSPECTIVAS COLABORATIVAS

Descrição: A pesquisa encontra-se vinculada à Linha 1 – Novos Contextos de Aprendizagem – do Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES), da Universidade do estão da Bahia/Campus XI e tem como objetivo investigar a interface entre formação de professores, currículo e práticas pedagógicas em novos contextos de aprendizagem.


Linha de Pesquisa: Linha 1: Novos contextos de aprendizagem

Data de Início: 2019

Projeto de Pesquisa: APRENDIZAGEM EM CONTEXTOS NÃO FORMAIS

Descrição: Estudos e pesquisas sobre situações de ensino/aprendizagem fora da ambiência escolar ou universitária, tais como: agrupamentos religiosos, comunidades tradicionais, terreiros, igrejas, quilombos, aldeamentos indígenas e de ciganos, fundos de pasto, internos em estabelecimentos prisionais, grupos de vivenciamento de folguedos populares, grupos populares de micro-empreendedores, entre outros. Seus objetivos são: identificar e analisar experiências de ensino/aprendizagem em contextos extraescolares; retraçar itinerário histórico das experiências descritas; levantar finalidades das atividades encontradas, como laborais, econômicas, rituais, cerimoniais; discernir mecanismos de recrutamento dos participantes do específico grupo estudado; dimensionar fontes e recursos empregados para manutenção das atividades pesquisadas; inventariar metodologias utilizadas; descrever recursos didático-pedagógicos empregados; desvendar mecanismos, explícitos e/ou implícitos, de avaliação/reconhecimento da efetividade do processo de aprendizagem. Este projeto está vinculado à linha de pesquisa Novos Contextos de Aprendizagem do Programa de Pós-Graduação na Modalidade Profissional- Mestrado em Intervenção Educativa e Social (MPIES/UNEB).


Linha de Pesquisa: Linha 1: Novos contextos de aprendizagem

Data de Início: 2019

Projeto de Pesquisa: AS INTERVENÇÕES EDUCATIVAS E SOCIAIS E OS NOVOS CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM: (INTER) RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO, FAMÍLIA, GÊNERO, RELIGIÃO, CULTURA E SAÚDE

Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo analisar/identificar /catalogar/ propor o estudo e a pesquisa aplicada sobre as intervenções educativas e sociais e os novos contextos de aprendizagem nos diversos espaços do conhecimento de âmbito nacional e internacional e suas: (inter) relações com a educação nas suas diversas modalidades e especificidades, família, gênero, religião, cultura e saúde. Este projeto está vinculado à linha de pesquisa Novos Contextos de Aprendizagem do Programa de Pós-Graduação na modalidade Profissional – Mestrado em Intervenção Educativa e Social (MPIES/UNEB).


Linha de Pesquisa: Linha 1: Novos contextos de aprendizagem

Data de Início: 2019

Projeto de Pesquisa: POLÍTICAS PÚBLICAS EM CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM

Descrição: Analisa as políticas públicas educativas, formulação, regulamentação, implementação, concepções, articulando-as com os contextos de aprendizagem, enfocando as implicações no para os sujeitos e seus coletivos.


Linha de Pesquisa: Linha 2: Novas formas de subjetivação e organização comunitária

Data de Início: 2020

Projeto de Pesquisa: DIMENSÃO TEÓRICO-POLÍTICA DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO TERRITÓRIO DO SISAL-BA: FORMAÇÃO DOCENTE, GEOGRAFIA ESCOLAR E CONHECIMENTO HISTÓRICO-CRÍTICO

Descrição: Este projeto de pesquisa tem sua base de atuação na Linha de pesquisa 02 do MPIES, denominada Novas formas de subjetivação e organização comunitária, sendo que se mantem em consonância com os princípios e objetivos do LEPEGE, articulando as Linhas de pesquisa 01 e 02. Objetiva compreender os processos sociais e educativos que manifestam conflitualidades hegemônicas e contra hegemônicas no modo de relação sociedade e natureza na interface educação e geografia, considerando limites e possibilidades de suas repercussões socioespaciais, na relação campo-cidade. Toma como parâmetros analíticos da prática social os projetos de sociedade e de campo em disputa e suas correlações no âmbito dos paradigmas científicos, nas teorias e práticas educacionais, bem como nas concepções de homem e de sociedade. Com isto, pretende analisar mais detidamente, a dimensão teórico-política das práticas educativas em escolas e organizações comunitárias do Território do Sisal, no que diz respeito às concepções de ciência que as tem orientado, no confronto com o papel estratégico da dimensão histórico-crítica do conhecimento, suas implicações na formação humana e no arranjo socioespacial, frente ao contexto das novas subjetivações da sociedade contemporânea.